terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Seja mais criativo em 3, 2, 1...

Valendo!

Crie, inove, invente, para ontem!! Ufa... O que era para ser algo libertador tornou-se uma obrigação. Isso se já não for considerado um pré-requisito na contratação de alguém, imaginou? "Legal, você é formado em engenharia, 10 anos de experiência na área, mas, aqui não diz nada sobre patentes, quantas você registrou ao longo de sua carreira?".

Pois é, o mercado tem sede de mudança, concordo e admiro, mas será que esse é o caminho? Será que forçar as pessoas a serem criativas vai fazer com que elas de fato sejam? Não. Estabelecer prazos e fazer cobranças tem o efeito contrário ao da criatividade, limita e restringe as ideias, pressiona e desmotiva. Criar um ambiente rígido, cheio de regras e "burrocracias" é mais ultrapassado do que ir trabalhar de bonde.

A matéria de capa da revista Superinteressante de Janeiro/2014 é sobre criatividade e achei interessante a abordagem utilizada pela repórter Carol Castro, na qual ela ressalta que não existe uma maneira única de ser criativo, isso vai depender da área de conhecimento em que você está inserido, de seu conhecimento de mundo e da forma como você lida com incertezas.



Amplie sua visão

Quando nosso conhecimento vai além da nossa área de atuação, nossa mente é capaz de fazer as mais improváveis associações, nas quais pode estar a solução para o seu dilema. Na Super foi citado o exemplo de Steven Spielberg que se inspirou em documentários sobre o nazismo para a cena da invasão alienígena em Guerra dos Mundos. Por isso, preste atenção em como a sua mente trabalha para buscar as soluções que você procura em seu arquivo mental de assuntos diversos. 


Entenda a necessidade

Já dizia Chacrinha "nada se cria, tudo se copia" e é bem por aí mesmo! Toda ideia nasce de uma inquietação, de um problema real, com base no qual os pensadores de plantão meditam e conseguem idealizar uma nova forma, um novo processo, adaptar o que já existe para algo melhor. Por exemplo, Thomas Edison aperfeiçoou os estudos sobre a luz elétrica e conseguiu desenvolver um produto que levasse iluminação para dentro das casas das pessoas, ganhando, entre outras coisas, o título de inventor da lâmpada.


Relaxe

Uma nova ideia vem com mais fluidez se você estiver com a mente descansada, sem cobranças. Já deve ter acontecido com você: dedica horas em uma atividade que requer uma análise e resolução de um problema, sem sucesso. Levanta para tomar um café ou almoçar e quando volta a primeira coisa a vir em sua cabeça é a resolução do problema que antes parecia impossível. Não é ilusão, o relaxamento permite que a mente desvie a atenção do problema e navegue em sua mente em busca da solução mais adequada.


Execute

Claro, de nada adianta uma ideia brilhante se ela nem sequer sair do papel. Tenha disciplina na execução de seus projetos, coloque paixão em tudo que você faz, por menor que possa parecer, nunca o é. E se falhar na primeira tentativa, lembre-se que existe a segunda, a terceira, a quarta, a enésima chance de conseguir. Disciplina, paixão, foco e adaptação. Sempre.


Erika Auger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário