sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Desista de desistir

Você é daqueles que desanima no primeiro obstáculo? Fica desmotivado diante de um erro ou fracasso?
Pois saiba que sem persistência e disciplina dificilmente obterá sucesso em seus projetos. Conheça um pouco sobre a história de Soichiro Honda, o fundador de uma fábrica de autos reconhecida que leva o seu sobrenome.

"Em 17 de novembro de 1906, nascia na Aldeia de Komyo, cidade de Hamamatsu, Japão, o filho mais velho de um ferreiro. Seu nome, Soichiro Honda. Era uma criança curiosa, que desde muito cedo ficava observando os motores, encantado com seus barulhos, cheiros e segredos! Nunca foi um bom aluno, pois não se interessava pelas teorias dos livros, preferindo a prática das coisas.

Aos 8 anos, já havia construído uma bicicleta e, aos 13 já tinha uma série de pequenas “invenções”. Aos 16 anos, Honda foi para Tokio como aprendiz numa oficina mecânica, e poucos anos mais tarde, voltou para Hamamatsu e abriu a sua própria oficina. Trabalhava dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina. Para poder continuar nos negócios, empenhou as jóias da própria esposa, mas quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, disseram-lhe que seu produto não atendia ao padrão de qualidade exigido.


Soichiro Honda (1906 – 1991)


Muitos desistiriam, mas Honda não. Ele voltou para a escola por mais dois anos, sendo vítima de gozação dos seus colegas e alguns professores que o tachavam de "visionário". Após dois anos, a empresa que havia recusado seu trabalho, finalmente fechou contrato com ele. Durante a guerra sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte foi destruída.

Mas ele não se desesperou e nem desistiu! Reconstruiu sua fábrica. Infelizmente, um terremoto destruiu novamente sua fábrica. Muitos, em seu lugar, se afundariam no fracasso de ter perdido tudo, mas Honda manteve a serenidade e observou que o país estava com uma escassez de gasolina e ninguém conseguia sair de carro para comprar comida para família. Essa situação fez com que ele criasse uma bicicleta com motor e logo esse era o assunto de todos. Com isso, ele recebeu muitas encomendas de "bicicletas motorizadas".

Honda então decidiu montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Como não tinha capital, pediu ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a ideia era boa, conseguiu apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantaram o capital necessário para a indústria.

O resultado de sua persistência: Hoje a Honda Motor Company é um dos maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro. Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente. Portanto, se você adquiriu a mania de viver reclamando, pare com isso! Tenha disciplina e mantenha o foco. O sucesso só chega acompanhado de muito esforço, dedicação e persistência."



Contribuição para o post de hoje: Ariovaldo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário